Convênio






Programa PFRH

 

Alguns alunos do curso contam com bolsas de apoio da Petrobras, por meio do Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH). Este programa é uma iniciativa da Petrobras, que busca a partir de convênios com instituições de ensino ofertar bolsas para estudantes em diferentes níveis de ensino, visando formação de recursos humanos no setor de Petróleo, Gás, Energia e Biocombustíveis.

O convênio assinado com o Inmetro visa fomentar a formação dos alunos dos cursos técnicos em Metrologia e Biotecnologia, estimular o desempenho dos alunos, reduzir a evasão escolar e despertar o interesse da mão de obra técnica para o setor de Petróleo, Gás, Energia e Biocombustíveis, por meio da aplicação dos recursos provenientes da Cláusula de Investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento, prevista nos contratos de concessão da Petrobras.

No Programa, o bolsista desenvolve estudos dirigidos nas temáticas citadas sob a orientação de um professor e/ou orientador entregando, ao final, trabalhos impressos e artigos que poderão ser submetidos a eventos científicos. A viabilização financeira do Programa dá-se pela disponibilização de bolsas para os alunos classificados no Edital de Seleção e recursos via taxa de bancada. 

Este programa contemplou com bolsas os alunos com melhor desempenho que entraram no curso nos anos de 2011, 2012 e 2013. Atualmente não há previsão de bolsas para as novas turmas e  novos alunos. No entanto, no último ano, durante o estágio obrigatório, o aluno recebe uma bolsa de estágio.


O  PFRH

(Dados simplificados)

Objetivo principal:

Ampliar e fortalecer a formação de recursos humanos voltados ao  atendimento da demanda por profissionais qualificados na indústria de Petróleo, Gás, Energia e Biocombustíveis.

Objetivos específicos:

1. Reduzir o índice de evasão escolar;

2. Ter mais profissionais qualificados nas temáticas do setor;

3. Ter melhor qualidade nos estudos desenvolvidos nas temáticas do setor.

No Programa do Inmetro, os bolsistas desenvolvem estudos dirigidos nas temáticas citadas sob a orientação de  professores orientadores entregando, ao final,  trabalhos técnicos científicos, que serão apresentado nos encontros científicos do curso e em congressos da área.